quinta-feira, 24 de abril de 2008

Abril meu


O meu abril está agora longe, tem liberdade é verdade. Mas liberdade limitada. O abril meu, que se afastou chorando por não ter nada , por ter deixado a mensagem sem ter tido resposta. 
O meu Abril é diferente do vosso, é cheiro , noite e jogo, são todos os sentidos embrulhados , é mais que a revolução, é seio da loucura do meu ser, é golpe de estado no meu coração! O abril meu é noite quente de verão, tem contornos magros e silhueta esbelta, ternurenta, não tem ódio , tem tesão.
Desse Abril, agora distante, restam seus olhos magros e brilhantes, seu amor guardado em cofre de aço que fechei com mil chaves que não sei onde deixei. Cravo transformado, Cravo que eu transformei, resta-me esperá-lo, resta-me ouvir seu sopro ao longe, tentar descodificar seu vento quente que passa na minha cara como que me iludindo na espera do seu retorno. 
Abril meu que passou e não dei conta, Abril despedaçado no chão, pisado pela minha rebelião, esventrado pelas milicias da minha alma, da minha indecisão. Abril que cresceu comigo, que me educou e me fez Homem, abril que largou, que partiu , que voou, Abril de primavera , da cor do arco-iris, iluminado , em dia de chuva e de trovão. Abril de mensagens codificadas, de romance antigo e belo que me fez rodopiar , do qual larguei a mão e deixei cair. 
O meu Abril é o melhor de todos, é só meu e sempre será, não me importa a história do mundo ou das pessoas, da fisica, das regras ou comportamentos, ele é meu , mesmo longe, mesmo sem mim! Abril meu , com toda a força do meu coração.

25 de Abril sempre!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O rei

Olha à tua volta. 
Obriga-te a olhar à tua volta, pois sei que não o fazes normalmente.
Todos pensam que és egoista , auto-centrado , sem nenhum problema em virares os caminhos dos que te são queridos. Monstro adormecido pela incerteza, mas que nunca deixa de o ser...Monstro!
Grandiosamente do alto da tua confiança fraquejada reinas e reges o teu povo com a astucia que te faz sentir bem, falsificando carne e emoção, contrabandeando sentimentos, caindo na tua própria esfera de medos, mas na qual  gostas de ver e observar o destino.
Sabes que mandas e que podes, sabes no fundo de ti o que realmente queres, mas contrariando-te, desafias as esferas, arriscas no medo de perderes tudo, só porque podes, só porque queres, só porque és rei. 
Tem cuidado para não caires, para não cegares, o teu povo ainda te olha com oportunidade, ainda te vê como um rei! 

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Capitão Sucesso


Entram todos os dias pela porta estreita, pela janela mal fechada , chegam a aproveitarem-se de outros para sorrateiramente entrarem aqui no meu mundo. Mas porquê? Porquê eu! Não , não me queixo, eu sei que pensamentos são ideias e que ideias se tranformam em coisas, em coisas, em coisas! Insisto! Paro. Penso. Pergunto. Mas não são meros pensamentos. São mais um turbilhão de dúvidas. Sim, e eu confesso que não sou daqueles que diz que , " há tens é que ocupar a cabeça com outras coisas e tal ", "isso é tudo psicológico", " Tens é que escolher um caminho e vai em frente com ele", e eu penso para mim, claro , é verdade, vocês têm todos razão, mas não venham com tretas, fácil é andar de bicicleta, dificil é andar aqui com a massa toda de gente, mais uma gota no meio do oceano a querer ser a proxima a evaporar-se e fazer a tão esperada viagem por todos os estados. 
Pois bem. Para combater o meu proprio defeito , achei que deveria mesmo gozar e abusar dele! Hoje apresento-vos em primeira mão , uma personagem que nos irá visitar aqui de vez em quando e presentear-nos-à com as suas histórias de como lidar com as suas duvidas, como resolver problemas amorosos, dinheiro, saúde etc.  Encarem esta rubrica aqui do "melancólica independência" como uma Maya alternativa, pratica, mas ainda sem linha de telefone onde vos poderia cobrar alguns dois euros por minuto. Não, aqui vai ser de graça, e nem precisam de enviar cartas ou mails com as duvidas que vos passa pelas vossas lindas cabecinhas, não precisam! Pois o capitão Sucesso irá responder a tudo! Não percam a proxima edição de Capitão Sucesso , onde o primeiro tema será DINHEIRO....esse papão que nos persegue e por vezes não nos deixa dormir! Só aqui no horário nobre do Melancólica Indepêndencia!

Para o Pancadas (o meu amigo)



Tal como te prometi...

" Um cão não é um Tamagoshi" 

Paulo Pancadas in Fonte da Telha, Março 2008

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Homenagem ao Rei do preto e branco


Estava na minha mesinha de centro de sala , e foi ainda ontem. Sim...! No primeiro dia de vida deste espaço, quando cheguei à parte do baptismo que de repente olhei para ele, ali tão pequeno mas a dizer-me tudo, "Melancólica independência" .... É exactamente o que têm sido estes meus ultimos dez anos de vida, lá está, pensei eu, mais uma vez o Sr. Jim a ilucidar-me, e desta vez só com o titulo, pois bem, ésta é a verdade sobre o nome de baptismo aqui do melancólica, agradeço a este grande senhor do cinema, não só pelo titulo que lhe roubei ao seu livro, mas por toda a sua obra e sensibilidade, e afinal por estar ali , naquele preciso momento em que tudo fazia sentido, no ontem, nessa quinta feira de Abril.

Obrigado Jim,

Vemos-nos por ai.

Cinema















Uma das coisas que provavelmente irão ver e ler com mais frequência aqui no Melancólica Independência é Cinema. Desde pequeno , quando a minha mãe me levou pela primeira vez ao agora velhinho Fonte Nova para ver na altura "A branca de Neve e os 7 anões" da Disney, que fiquei rendido à sétima arte, sempre amei ir ao cinema e ainda hoje tenho aquele frio na barriga sempre que me sento nessas salas mágicas que te levam através do tempo, na verdade, para mim são autenticas time machines que nos fazem subir e descer através de angulos, efeitos especiais, realidade absoluta, caras de mil feições, diálogos e tantos outros truques.
Na verdade ser realizador, é como ser um mágico , a principio tudo está à vista de todos, depois durante o processo tudo se pode tranformar em algo nunca antes visto anteriormente, que só o reralizador tinha na manga, já os actores...é a mesma coisa, não se ofendam com a comparação, mas são como os coelhinhos do mágico, tanto são brancos e de orelhinhas arrebitadas como se transformam em pombas esvoaçantes e rebeldes. É assim o cinema, mágico e obrigatoriamente em constante mutação, é a liberdade projectada em imagens !

" Eu acredito que o mundo dos filmes seja análogo ao do circo, onde a ligação entre a mulher com barba, os liliputianos, os trapezistas, os palhaços, é maior do que aquela que têm com os seus irmãos e irmãs normais que têm vidas "civis" longe do circo".

Federico Fellini

Primeiro respirar

E vim à tona...
Respirar com voçês, quero ser parte deste espaço, partilhar e ser partilhado, dar e receber , pluralizar ideias que são sonhos e exercicios de alma que ajudam a crescer, de voçês espero a verdade mágica do coração, para voçês a honestidade infinita das imagens das palavras e dos poetas.
Hoje sou mais um a querer entender o todo de todos vós.